A ISO 45001 é apenas uma das normas ISO, sigla que diz respeito a Organização Internacional para Padronização. Uma entidade que reúne os prêmios de padronização/normalização de mais de 162 países – entre eles o Brasil. 

Leia também: 

Sendo assim, a ISO realiza a padronização de condutas e processos nas organizações, sejam elas públicas ou privadas, independente do segmento de mercado. Além disso, no Brasil essas normas estão relacionação a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que é responsável pela normatização de algumas questões que as instituições nacionais precisam seguir. 

Atualmente, a ISO possui 5 normas, sendo a ISO 45001 uma das mais recentes. Portanto, continue lendo para saber mais sobre esta norma: 

ISO 45001: o que é? 

A ISO 45001 foi publicada em março de 2018 e, com a sua chegada, foi descontinuada a certificação OHSAS 18001. 

Embora a empresa ISO já tivesse uma certificação referente a segurança laboral, a média de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho seguia muito alto por todo o mundo.  

Dessa forma, foi desenvolvido um novo padrão: o ISO 45001. Ele foi criado para melhorar a segurança do trabalho, seja nas cadeias de suprimentos locais, locorregionais ou globais. Para isso, fornece um conjunto robusto e efetivo de processos. 

Vale lembrar que o ISO é uma instituição não governamental. Sendo assim, não tem como obrigar as empresas a aderirem sua certificação. O que faz dela totalmente voluntária. No entanto, ela também é uma instituição internacional. Como mencionamos no início desse artigo, ela vem padronizando processos em mais de 160 países.  

Onde se aplica ISO 45001? 

Assim como as demais normas, a ISO 45001 se aplica a qualquer empresa, independente do seu segmento de atuação. Isso porque, como mencionamos, ela é um padrão internacional para as atividades e gestão de saúde e segurança ocupacional nas empresas. 

Uma curiosidade, no entanto, é que no Brasil, apenas 16 empresas possuem certificação ISO 45001. E a CRED MHS é uma das únicas no setor de saúde e segurança ocupacional com o certificado. 

Quais os benefícios de trabalhar com uma empresa certificada ISO 45001? 

A ISO 45001 traz diversos requisitos que precisam ser atendidos pelas empresas que buscam sua certificação. E esses requisitos garantem a qualidade e segurança dos serviços e produtos que essas organizações estão oferecendo. 

Sendo assim, quando você passa a trabalhar com uma empresa certificada ISO 45001, você também está se beneficiando dos requisitos atendidos por ela, como: 

  1. Contexto da organização: como os processos de SST fazem parte de um contexto maior dentro da empresa, não podem ser vistos de forma isolada. Dessa forma, é preciso analisar a organização como um único organismo, que impacta a sociedade de diferentes formas – e é necessário compreender cada uma. 
  1. Segurança em todo processo: a organização é um organismo único. Portanto, a segurança precisa estar presente em toda a cadeia de processos de fornecimento de serviços ou produtos. E isso incluir serviços terceirizados. 
  1. Participação da liderança: assim como todas as ISO, a 45001 entende que é responsabilidade da da liderança estabelecer, promover e acompanhar a cultura de segurança. O que, claro, não isenta os demais colaboradores de aderir a esses compromissos e participarem ativamente dessa construção. 
  1. Planejamento e levantamento de riscos e oportunidades: a ISO 45001 leva a gestão de SST a considerar os riscos e oportunidades da atividade da organização, de forma que possam identificar o que pode ser evitado ou, ao menos, mitigado. Prevenindo futuras eventualidades. 
  1. Implementação contínua de melhorias: a ISO 45001 tem como requisito a implementação de melhorias contínuas de forma a colocar em prática a observação dos riscos e oportunidades, conforme no item anterior. Especialmente porque os contextos mudam e as empresas precisam estar preparadas. 

A CRED MHS é uma das únicas empresas de SST certificada 

Como mencionamos acima, a CRED MHS é uma das únicas empresas no ramo de saúde e segurança do trabalho certificada na ISO 45001. 

Por aqui presamos muito pela organização e satisfação. Portanto, entendemos que, ao aderirmos ao padrão, estamos entregando qualidade, eficiência e segurança aos nossos clientes. 

O que acabou motivando a CRED MHS a buscar a certificação da ISO 45001. Pois tínhamos o desejo de assegurar nossos parceiros comerciais a respeito da padronização dos nossos processos e compromisso com a gestão da segurança. Afinal de contas, esta é uma norma confiável e auditável. 

Portanto, com a certificação ISO 45001, selamos o nosso compromisso com os clientes de garantir uma visão 360º do seu negócio, com atenção ao contexto da organização, aos riscos e as oportunidades, para que possamos encontrar sempre a solução mais adequada para cumprir a legislação, garantir a qualidade e aumentar os lucros.  

Clique no banner abaixo para saber mais sobre as nossas certificações e serviços: 

Fale com nosso especialista e trabalhe com uma empresa certificada ISO 45001